Com a passagem dos anos o Mercado Bom Sucesso estava a mostrar marcas de desgaste estando já a ficar desadequado para as exigências do século XXI. A reabilitação do edifício passou não só pelas suas estruturas, como pelo próprio conceito de mercado sem, contudo, retirar a alma deste espaço tão característico e que foi classificado, em 2011, como imóvel de interesse patrimonial e Monumento de Interesse Público pelo Ministério da Cultura e Igespar.
A recuperação arquitetónica, da autoria do gabinete de Arquitetura FA.A Arquitetos, não alterando a arquitetura do edifício, desenvolveram duas novas valências: um hotel de quatro estrelas e escritórios, que convivem com bancas de produtos gastronómicos e variados espaços de refeição.
Neste sentido, o projeto avançou para a opção de criação de um hotel com 85 quartos, de um conjunto de escritórios, uma área comercial de 44 bancas, 23 lojas e um mercado de frescos, no total de 3200 metros quadrados.
Em termos de conceito, pretendeu-se dar um outro rumo ao Mercado Bom Sucesso optando por um novo mercado direcionado para uma cidade cada vez mais movimentada e que dita tendências. A sua vocação comercial já não surge envolta em pregões mas continuam a existir bancas e lojas onde se pode encontrar uma variedade de produtos e serviços, estimulando encontros e simbioses únicas.
Este espaço amplo e luminoso convida a viver e pressupõe a interação de pessoas, lugares e projetos.
Tradição
O edifício do Mercado Bom Sucesso foi projetado em 1949 pelos Arquitetos Fortunato Leal, Cunha Leal e Morais Soares, respondendo a um pedido da Câmara Municipal do Porto que surge na sequência da construção do Mercado Municipal de Matosinhos. Em 1952 é inaugurado este espaço de 10000 metros quadrados, onde se incluíam várias lojas e bancas de produtos frescos.
O edifício é um belíssimo exemplo da arquitetura moderna. A cobertura foi concebida em abóbada apoiada por terraços seccionados, sendo a iluminação interior garantida pelos amplos lanternis armados com caixilhos de cimento gracifer que a correm totalmente. Foi desenhado com três pisos, de forma a aproveitar o declive natural da área, sendo bordejado com lojas independentes.
Durante muitos anos o Mercado Bom Sucesso funcionou como um espaço importante da zona oeste da cidade do Porto, sempre com uma grande azáfama comercial onde se misturavam vozes, cheiros, sabores e movimento. Contudo, com a construção de outras superfícies comerciais na zona e com o próprio crescimento da sociedade e da cidade portuense, a necessidade de ir fazer compras ao mercado foi diminuindo e as bancas foram sendo abandonadas.Assim sendo, tornou-se necessário reabilitar este espaço, pondo a modernidade ao serviço do passado mas preservando o cariz do famoso e vivido mercado da cidade do Porto.