Mercado do Bom Sucesso

O Conceito

O Conceito

 

Mercado do Bom Sucesso: onde moram as melhores experiências

Fique a conhecer o novo conceito e o novo espaço deste que é um dos mercados mais icónicos da cidade do Porto.

Com mais de 40 lojas e restaurantes, 26 bancas e uma área de lazer e espetáculos inteiramente renovada, o histórico Mercado do Bom Sucesso ganhou uma nova vida. Numa parceria entre a Mercado Prime e a Sonae Sierra, o novo espaço foi pensado com o objetivo de ser vivido pelos portuenses e por todos aqueles que visitam a cidade.

A requalificação do Mercado, que conta agora com uma oferta contemporânea de restauração, pretendeu devolver a tradição a este que é um dos mais emblemáticos edifícios do Porto, classificado, em 2011, como Monumento de Interesse Público.

“O conceito resulta de um planeamento cuidado, com base em estudos de mercado e assente no equilíbrio entre os valores de Tradição, Inovação, Cultura, Sustentabilidade e Comunidade. Esta renovação pretende revitalizar o Mercado do Bom Sucesso e reforçar a sua identidade com uma oferta diversificada e de qualidade, no total respeito das suas características arquitetónicas, mantendo o Mercado como um pólo central na cidade, um ponto de contacto entre os portuenses. Estamos confiantes de que esta modernização do Mercado e integração de novos conceitos irá beneficiar todos os intervenientes”, refere Marco Massano, Diretor do Mercado do Bom Sucesso.

Durante o processo de requalificação, houve a preocupação de se preservar a arquitetura da época e a identidade física do lugar, recriando-se o conceito de atendimento personalizado e de mercado. O espaço é de paragem obrigatória e apresenta uma intervenção pensada ao detalhe, num convite irresistível à degustação dos melhores pratos, ao almoço ou ao jantar, degustar um vinho ou um cocktail ao final de um dia de trabalho ou, simplesmente, saborear verdadeiros ícones da pastelaria portuguesa.

Entre as propostas gastronómicas do Mercado, estão marcas reconhecidas como Munchie, Risott8, RT Foccacias by Reitoria, Forno do Leitão do Zé, Gelados Neveiros, Cremosi, Leitaria Quinta do Paço, Confeitaria Moura, Chocolates Arcádia, Cervejas do Mundo, Lado B, entre muitos outros. A estes, juntam-se novos e irresistíveis conceitos, alguns deles com abertura para breve, como a Beher.

Inaugurado pela primeira vez em 1952, o Mercado do Bom Sucesso localiza-se no coração comercial e de negócios da cidade do Porto, junto à Rotunda da Boavista, bem perto da emblemática Casa da Música. O edifício é também a morada do Hotel da Música e da Fundação Manuel António da Mota, com a qual o Mercado estreita relações para se envolver numa programação cultural.

O Edifício

 

Com a passagem dos anos o Mercado Bom Sucesso estava a mostrar marcas de desgaste estando já a ficar desadequado para as exigências do século XXI. A reabilitação do edifício passou não só pelas suas estruturas, como pelo próprio conceito de mercado sem, contudo, retirar a alma deste espaço tão característico e que foi classificado, em 2011, como imóvel de interesse patrimonial e Monumento de Interesse Público pelo Ministério da Cultura e Igespar.

A recuperação arquitetónica, da autoria do gabinete de Arquitetura FA.A Arquitetos, não alterando a arquitetura do edifício, desenvolveram duas novas valências: um hotel de quatro estrelas e escritórios, que convivem com bancas de produtos gastronómicos e variados espaços de refeição.

Neste sentido, o projeto avançou para a opção de criação de um hotel com 85 quartos, de um conjunto de escritórios, uma área comercial de 44 bancas, 23 lojas e um mercado de frescos, no total de 3200 metros quadrados.

Em termos de conceito, pretendeu-se dar um outro rumo ao Mercado Bom Sucesso optando por um novo mercado direcionado para uma cidade cada vez mais movimentada e que dita tendências. A sua vocação comercial já não surge envolta em pregões mas continuam a existir bancas e lojas onde se pode encontrar uma variedade de produtos e serviços, estimulando encontros e simbioses únicas.

Este espaço amplo e luminoso convida a viver e pressupõe a interação de pessoas, lugares e projetos.

Tradição

O edifício do Mercado Bom Sucesso foi projetado em 1949 pelos Arquitetos Fortunato Leal, Cunha Leal e Morais Soares, respondendo a um pedido da Câmara Municipal do Porto que surge na sequência da construção do Mercado Municipal de Matosinhos. Em 1952 é inaugurado este espaço de 10000 metros quadrados, onde se incluíam várias lojas e bancas de produtos frescos.

O edifício é um belíssimo exemplo da arquitetura moderna. A cobertura foi concebida em abóbada apoiada por terraços seccionados, sendo a iluminação interior garantida pelos amplos lanternis armados com caixilhos de cimento gracifer que a correm totalmente. Foi desenhado com três pisos, de forma a aproveitar o declive natural da área, sendo bordejado com lojas independentes.

Durante muitos anos o Mercado Bom Sucesso funcionou como um espaço importante da zona oeste da cidade do Porto, sempre com uma grande azáfama comercial onde se misturavam vozes, cheiros, sabores e movimento. Contudo, com a construção de outras superfícies comerciais na zona e com o próprio crescimento da sociedade e da cidade portuense, a necessidade de ir fazer compras ao mercado foi diminuindo e as bancas foram sendo abandonadas.Assim sendo, tornou-se necessário reabilitar este espaço, pondo a modernidade ao serviço do passado mas preservando o cariz do famoso e vivido mercado da cidade do Porto.

Porquê Nós

 

Passado e Presente

Cumplicidade entre o passado e o presente. O edifício e o cariz do Mercado Bom Sucesso não passam despercebidos na cidade do Porto, sendo quase impossível não querer visitar este espaço tão especial e que se tornou ainda mais intimista e convidativo depois de reabilitado. Embora envolto num novo conceito, mais adaptado à vida atual e mais moderno, a génese comercial do Mercado Bom Sucesso continua presente, primando por uma forte componente comercial só que mais sofisticada. Colheu-se, no fundo, um pouco da experiência e das tradições dos anos já passados e juntou-se às novas exigências e necessidades do século XXI, transformando o Mercado Bom Sucesso num local de misturas perfeitas.

Mercados de Excelência

A dar vida e cor ao espaço amplo e iluminado do mercado estão o Mercado de Frescos e uma zona de gastronomia variada. Produtos, serviços, comida e cultura juntam-se no mesmo local e desdobram-se numa panóplia de ofertas de qualidade e bom gosto. Além da compra de produtos frescos de qualidade e a preços acessíveis, no novo Mercado Bom Sucesso é possível, conhecer e provar uma grande variedade de produtos portugueses e também de outras partes do mundo. A tónica coloca-se na difusão de conhecimento e sabores, por vezes, ainda muito pouco experimentados pelas bocas portuguesas. A par disto, existem uma série de lojas com diferentes tipos de artigos selecionados com o maior requinte para os visitantes do Mercado Bom Sucesso.

Gastronomia

A oferta na área da restauração do Mercado Bom Sucesso é muito interessante, destacando-se a cozinha tradicional portuguesa que convive paredes meia com outros sabores internacionais, nomeadamente japonês, italiano, espanhol, norte-americano, entre outros. A experiência gastronómica é intensa e única neste espaço onde todas as refeições têm um toque de sofisticação. Convívio e bem-estar O novo Mercado Bom Sucesso é feito para as pessoas, por isso, prima pelos espaços e por uma oferta comercial que apela ao convívio, à conversa e à troca de experiências. Toda a azáfama e passagem de visitantes que falam e riem em português ou noutras línguas já tão familiares da cidade do Porto são música para os nossos ouvidos. O Mercado Bom Sucesso convida todos a viver e a interagir neste local único, cheio de alma e pelo qual todos se apaixonam facilmente.

Eventos

Todas as semanas o Mercado Bom Sucesso tem uma oferta cultural imensa. Música, teatro, dança, exposições e workshops fazem parte da conjunto de atividades organizadas para dar vida ao mercado e agradar e envolver os clientes e visitantes. A programação é bastante eclética procurando chegar a vários escalões, desde os mais novos até aos mais velhos. No que toca à música a oferta é, maioritariamente, dentro do estilo jazz mas também soul, nu-soul e lounge. O teatro e a dança têm normalmente cariz contemporâneo relacionados, por vezes, com as tradições da cidade e do mercado. Já as exposições e os workshops podem ser dedicados a diferentes temáticas, no segundo caso a tendência tem sido gastronomia, preparação de bebidas, trabalhos manuais, decoração, entre outros assuntos.